Vila Nova da Barquinha
Torre do Castelo de Almourol reabre ao público

Já pode ser visitada a torre de menagem do Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, que reabriu ontem, dia 19 de agosto, após a conclusão das obras de requalificação que se realizaram nos últimos meses. O monumento nacional foi alvo de uma intervenção nas muralhas e interiores, tendo aberto as portas aos visitantes no dia 4 de julho, ficando entretanto alguns trabalhos do sistema de iluminação da torre por concluir. A partir de agora pode novamente ser apreciada na sua plenitude a paisagem ímpar que se avista no ponto mais alto do castelo, construído numa ilha do rio Tejo.
Fortaleza reconstruída por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1171, é o ícone do Concelho de Vila Nova da Barquinha. À época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, constituindo um dos exemplos mais representativos da arquitetura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo.
A singular localização do Castelo torna-o um dos mais bonitos monumentos do país, tendo sido considerado Monumento Nacional em 1910.
Em 2007, foi um dos 21 finalistas da eleição das 7 Maravilhas de Portugal.
Em Novembro de 2013 foi eleito “Estrela do Médio Tejo”, na categoria de Património Histórico Edificado, iniciativa da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, organizada com o objetivo de distinguir as maravilhas que existem na região.
Para visitar, poderá fazê-lo de terça a domingo numa travessia em embarcação típica junto ao castelo (sem marcações), ou fazer um passeio fluvial entre Tancos e a ilha de Almourol, com paragem para visita ao monumento (marcações pelo tel. 962 625 678). O Posto de Turismo de Vila Nova da Barquinha disponibiliza também visitas guiadas ao monumento nacional (marcações pelo tel. 915 081 737).

almourol IMG_6679

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *