DSC_4295

Quinhentos triatletas aguardados na prova “Triatlo de Alpiarça – Miguel Jourdan 2014”

A prova “Triatlo de Alpiarça – Miguel Jourdan 2014” foi apresentada ontem dia12, em conferência de Imprensa, no Auditório dos Patudos, em Alpiarça. No evento estiveram presentes João Florêncio, Henrique Santana – Presidente do Clube Desportivo Os Águias, o Vereador João Arraiolos, Fernando Feijão – Presidente da Federação de Triatlo de Portugal e Mário Pereira – Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça.
João Florêncio começou por salientar os locais agradáveis para se conhecer na vila de Alpiarça, local onde irá decorrer, no próximo dia 23, a prova de Triatlo. Para ele, “o triatlo é duríssimo. É para pessoas de barba rija”.
Antes da apresentação do filme sobre a prova que decorreu o ano passado, João Florêncio questionou um dos jovens praticantes de triatlo no Clube Desportivo Os Águias o porquê da escolha desta modalidade. O jovem, sem meias medidas, afirmou que “ as outras modalidades não têm piada. Comecei logo no triatlo”.
João Arraiolos foi o primeiro orador, em que fez a apresentação do Triatlo de Alpiarça – Miguel Jourdan 2014.
O triatlo de Alpiarça irá dividir-se em duas partes. A primeira parte será de prova aberta e a segunda parte de competição. A prova aberta terá metade das distâncias da prova de competição. Na prova aberta são 300 metros de natação, 10.000 metros de ciclismo e 2.500 metros de corrida. Na prova de competição são 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. A prova será a 1ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes e servirá também como prova de selecção para a Taça da Europa de Triatlo, que se irá realizar em Quarteira.
Na sua intervenção, João Arraiolos especificou como vai decorrer toda a prova. É na Albufeira dos Patudos que se irá realizar a prova de natação e é nessa zona que também estará presente toda a logística da prova. A partida, na natação, será na zona do paredão da Albufeira tal como a saída da água. Seguidamente, os atletas têm de se deslocar para o parque de estacionamento onde há a transição para a prova de ciclismo. O circuito será urbano, onde apenas a parte inicial será mais técnica, onde vai ser necessário mais cuidado por parte dos atletas. Vão estar presentes cerca de 15 membros da GNR apeados, 2 carros e 5 motas de apoio para assegurar toda a segurança necessária neste tipo de competição. Depois do regresso do ciclismo, que será na mesma zona, a corrida faz-se na direcção da barragem para a estrada principal. A meta estará junto à zona central da prova.
Fernando Feijão, Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, foi o segundo interveniente. Salientou a importância de homenagear Miguel Jourdan que conhecia há muitos anos e que continua a recordá-lo com muita estima. Em seguida, recorda a sua participação, há cerca de 20 anos, nesta prova e das dificuldades que sentiu na última volta de corrida. Na sua opinião vão estar mais de 500 atletas. Fernando Feijão lembra que esta prova irá servir de observação e selecção para a prova de Quarteira.
Mário Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, foi o último orador na apresentação. Começou por agradecer as presenças do Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, do Presidente do Clube Desportivo Os Águias, do Presidente da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de Alpiarça, do Vereador, dos elementos representativos d’ Os Águias e às restantes pessoas presentes no Auditório.

Mário Pereira recorda que a prova é muito importante, quer para a projecção do concelho, quer em termos de envolvimento da população e da possibilidade dos jovens poderem praticar desporto.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, a vida pregou uma partida ao triatlo d’ Os Águias e ao Triatlo Nacional, com o falecimento de Miguel Jourdan. Para Mário Pereira, esta será uma homenagem justa. Desejou a todos os participantes, uma prova que os satisfaça e a melhor prova possível. Perspectiva-se a maior prova realizada em Alpiarça de sempre e espera que isso atraia visitantes à vila. Pretende que seja uma prova excelente e que haja manifestação de desportivismo e de confraternização entre todos.
Antes do encerramento da conferência, João Florêncio agradeceu a presença da comunicação social e a importância da divulgação do evento. Seguidamente agraciou a presença dos triatletas do Clube Desportivo Os Águias e seus familiares, dos oradores, pessoas do município, da Assembleia e dos Bombeiros Municipais de Alpiarça.

Vânia Cláudio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *