Santarém dá mais um passo rumo à mobilidade sustentável com a implementação de um projeto piloto na região, que disponibiliza mais de uma centena de trotinetes elétricas à população e visitantes.

Resultante de uma parceria entre o Municipio de Santarém e a FASTBIRD RIDES PORTUGAL, que foi efetivada durante a manhã de hoje, este novo serviço para deslocações urbanas em modo suave, ambientalmente sustável, é um reforço da aposta municipal nas opções de micromobilidade.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, reforça que a implementação deste projeto de mobilidade partilhada “trará ganhos ambientais e energéticos, uma vez que irá permitir, face à utilização do automóvel, uma redução de emissão de gases com efeito estufa, de partículas, de ruído ambiental, de congestionamento de tráfego rodoviário e uma melhoria da qualidade do ar e do ambiente urbano”.

No que à utilização diz respeito, refere ainda que “será importante a estimulação da utilização deste meio de transporte urbano”, sublinhando que “será um desafio”, particularmente para os seus utilizadores e moradores da Cidade, o “bom uso e conservação destes equipamentos”.

Também a nível turístico, esta solução de transporte, oferecerá aos visitantes, uma facilidade de locomoção por toda a zona urbana.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro do Turismo, afirma que “esta concretização permitirá dar um salto qualitativo na oferta de mobilidade para quem visita o Concelho de Santarém, passaremos a estar numa rede partilhada de um transporte amigo do ambiente, de fácil utilização e de aplicabilidade e conhecimento a nível mundial”. 

A micromobilidade, em particular a utilização de trotinetes, é uma das atuais tendências com maior impacte nas cidades, o que motiva a adoção em Santarém desta solução de mobilidade mais ativa e sustentável em alternativa ao uso do transporte individual, sobretudo em deslocações de curta distância.

As trotinetes elétricas, disponibilizadas à população em várias zonas da cidade, poderão ser utilizadas através de um pagamento associado. Este serviço encontra-se integrado na aplicação da BIRD, disponível para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS, que pode ser utilizado para desbloquear a trotinete e iniciar viagem através da escolha de um ícone do serviço e apresentação do código QR do utilizador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.