Revista É Ribatejo

V Festival do Cogumelo da Parreira

 

Festival do Cogumelo da Parreira com animação de Toy, Nena e Rosinha e dos chefs Gastão Reis, Rodrigo Castelo e Óscar Geadas

O cogumelo vai ser servido à mesa do Festival do Cogumelo da Parreira, no próximo fim- de-semana, no centro da charneca ribatejana da Chamusca. Este é um evento que junta gastronomia, petiscos, animação musical, cozinha ao vivo, passeios e workshops, exposição de produtores e de agentes económicos do setor.

V edição do Festival do Cogumelo da Parreira, realiza-se este ano de 4 a 6 de março. O evento dedinamização e promoção territorial, com base num produto endógeno da charneca, o cogumelo é organizado em parceria pelo Município da Chamusca epela União de Freguesias de Parreira e Chouto.

Como já é hábito, o certame conta com a realização de showcookings com a presença de chefs de cozinha de destaque: Gastão Reis (4 de março), concorrente Masterchef Portugal, Rodrigo Castelo (5 de março), chef do restaurante “O Balcão”, em Santarém, e Óscar Geadas (6 de março), rosto da estrela Michelin em Trás-os-Montes, no G Pousada.

A animação musical está garantida com o concerto de Toy (4 de março), Nena (5 de março) e de Rosinha (6 de março). A música promete continuar pela noite dentro, com a presença do DJ Pedro Galinha e de AfricanGroove, sexta-feira e sábado, respetivamente. 

O programa inclui ainda workshop “Cultivo de Cogumelos” (5 março), a conferência “Cogumelos na Tradição e na Inovação” (6 de março), demonstrações e degustações de iguarias com cogumelos, passeio micológico (6 de março) até ao campo, expositores locais e nacionais, artesanato e espaço de restauração. Do programa faz parte, também, a realização do concurso “Caixa Mistério em Família 2022” (6 de março). O certame decorre no recinto de festas da Parreira. A entrada é livre.

O Festival do Cogumelo da Parreira foi criado há cinco anos e nasceu com o objetivo de promover um produto típico do concelho da Chamusca, que tem um peso relevante na economia local da freguesia da Parreira e localidades limítrofes.

Leave A Comment