CIMG4569

O 5º Festival do Melão, organizado pela Câmara Municipal de Alpiarça e pela Junta de Freguesia de Alpiarça, realiza-se de 25 a 27 de Julho, no Parque do Carril.
Na Conferência de imprensa de apresentação do certame estiveram presentes Mário Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, os vereadores Carlos Jorge Pereira e João Pedro Arraiolos e Fernanda Cardigo, Presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça.
O presidente da autarquia, Mário Pereira, refere que “o Festival tem como finalidade promover um produto de grande qualidade, um produto que muito diz e muito importa à economia do nosso concelho e da nossa região. Queremos marcar um produto de grande importância para o nosso concelho, para os nossos agricultores, para a nossa economia. Queremos afirmar Alpiarça como a terra do melão”.
Segundo Mário Pereira, um dos principais problemas que os agricultores encontram é o da comercialização e escoamento do produto. “Este festival também tem o objectivo de associar Alpiarça à produção do melão e fazer com que venha mais gente aqui ao nosso concelho, ao Parque do Carril, aos nossos meloais e ajudar os nossos agricultores a escoar o produto”, afirma o autarca. A Câmara Municipal de Alpiarça tem mantido uma ligação com a restauração local, de forma a divulgar o melão. Segundo o vereador Carlos Jorge Pereira “esta acção resume-se, essencialmente, no contacto com os restaurantes locais. Fornecemos o melão, gratuitamente, e os restaurantes é que decidem se o oferecem ao cliente como entrada ou como sobremesa. Esta acção iniciou-se a 1 de Julho e termina no último dia do mês”, disse.
Em termos promocionais do Festival, a grande novidade deste ano é a da transmissão televisiva, em directo, no dia 26 (sábado). “Penso que será um forte contributo para a divulgação do nosso festival, para que venham mais pessoas até cá e para terem conhecimento da nossa marca “Alpiarça, Terra do Melão”, afirma Mário Pereira.
Os concursos de melão e de melancia marcam mais uma vez presença no Festival. A grande novidade da edição deste ano do certame é o Concurso do Melhor doce de melão.
Os visitantes podem contar com um vasto programa nos três dias de festival: Caminhadas, Passeio de carros antigos, Campeonato nacional de triatlo e Clubes Aquatlo, Concerto pela Bandinha da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro, Festival Infantil do Rancho Folclórico de Alpiarça e Passeios de barco pela Vala Real, são algumas das actividades que podem assistir e participar.

Texto e Fotos:Vânia Cláudio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *