De 1 a 3 de abril a Quinta das Baleias torna-se mais uma vez balódromo da Vila para a quinta edição do Flutuar – Festival Internacional de Balonismo de Coruche. Organizado pela Câmara Municipal de Coruche com direção técnica da empresa Windpassenger, o evento traz a Portugal diversas equipas internacionais de balonismo e balões impressionantes, incluindo o maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente com passageiros. Além de voos, de batismos de balão estático e do NightGlow Show, o festival oferece uma agenda cheia de surpresas e de momentos inesquecíveis para toda a família. Ao longo de três dias o programa proporciona espetáculos musicais, jogos e atividades de animação, a Caminhada do Balonismo, o Passeio BTT, comércio de artesanato e produtos locais, o Street Food Fest e ainda o segundo encontro de viaturas clássicas Vintage on Wheels. A apenas 50 minutos de Lisboa, o Festival reitera a ambição de afirmar-se como referência nacional e internacional do balonismo.

A vila de Coruche, na lezíria ribatejana, prepara-se para viver três dias de olhos postos no firmamento e nos balões de ar quente que pintam o céu sobre as paisagens únicas da Lezíria e do Montado. Um dos surpreendentes atrativos a pairar no ar é nada mais nada menos que o maior balão de ar quente do mundo a fazer voos comerciais com passageiros. Operado pela Windpassenger, apresenta imponentes 42 metros de altura, três mil metros de tecido, cerca de 650 mil pés cúbicos de volume e um cesto que transporta até 34 pessoas. Pela sua geometria e dimensão, o balão assegura níveis de conforto, segurança e desempenho de topo, garantindo uma experiência de voo única.

O programa inicia-se na manhã de 1 de abril, sexta-feira, com o primeiro voo livre matinal de balões de ar quente a largar lastro às 7h30. À tarde, pelas 17 horas, é então aberto o recinto do Festival no Parque de Mercados e Feiras, com acesso ao mercado de artesanato e produtos locais e ao Street Food Fest, onde podem descobrir-se sabores do mundo, paralelamente à degustação da gastronomia ribatejana na restauração local. A noite prolonga-se até à uma hora da manhã com o concerto da banda DFB, marcado para as 22 horas no Palco do Balonismo.

Já durante o fim de semana, a agenda é complementada com atividades gratuitas para todos os gostos e idades, de jogos tradicionais portugueses à V Caminhada do Balonismo, passando pela segunda edição do concurso de elegância Vintage on Wheels, no recinto do Parque de Mercados e Feiras, dedicada no sábado aos automóveis clássicos e no domingo às Vespas clássicas; por espetáculos musicais ou pelo já célebre espetáculo NightGlow – um show multimédia que alia balões, luz e música eletrónica com DJ pela noite dentro.

Assim, o dia 2 de abril, sábado, arranca às 7h30 com voos livres matinais, seguindo-se, às 10 horas, a V Caminhada do Balonismo, o encontro de clássicos Vintage on Wheels e as aberturas do Street Food Fest e do mercado de artesanato e produtos locais. Às 11 horas o Festival recebe a visita do programa Aqui Portugal, da RTP, que irá transmitir em direto toda a ação ao longo do dia. Logo após o almoço, por volta das 14 horas, iniciam-se atividades de animação gratuitas, que incluem insufláveis, air bungee, o combo 3-em-1, jogos tradicionais, carros a pedais, um touro mecânico e um atelier de papagaios de papel. Das 15h30 às 17 horas levantam voo os balões de ar quente e, das 18 às 20 horas, é tempo dos batismos de balão de ar quente estático, que oferecem a oportunidade de viver a experiência gratuitamente. À noite, após o NightGlow Show, sobe ao Palco do Balonismo, por volta das 22 horas, a banda de tributo aos anos 80 e 90 Remember.

Domingo, dia 3 abril, alvorece com voos livres matinais e batismos de balão de ar quente estático. A partir das 10 horas estão novamente abertos os recintos do II Vintage on Wheels, do Street Food Fest e do Mercado de Artesanato e Produtos Locais, bem como das atividades de animação gratuitas. Entre as 9 e as 13 horas acontece o Passeio BTT do Balonismo e, às 11 horas, tem lugar uma performance de dança do CAD Coruche, seguida, às 15 horas, de nova performance de dança, desta feita a cargo dos grupos Non Stop Crew – JUF, Turma da Cíntia, Pepa Gym e ODAC. O Festival encerra com os derradeiros voos livres de balões de ar quente, entre as 15h30 e as 17 horas.

Uma vez que o evento é realizado em áreas de acesso livre, sublinhe-se o caráter gratuito da assistência aos voos de balão e da participação em diversas outras atividades. A organização adverte, no entanto, que todas as atividades aéreas – voos de balão de ar quente, balões de ar quente estáticos e NightGlow Show – só se realizam se estiverem garantidas todas as condições meteorológicas e de segurança, cabendo à direção técnica do festival a decisão de realizar as atividades ou proceder ao seu cancelamento. A organização salienta ainda que as atividades decorrerão em conformidade com as recomendações de segurança sanitária indicadas pelas autoridades de saúde.

Recorde-se que Coruche oferece condições privilegiadas para a prática do balonismo, possuindo uma paisagem diversa caracterizada pela presença de imponentes áreas de Floresta de Montado, do Rio Sorraia e do Vale Agrícola do Sorraia, uma das mais férteis áreas agrícolas de Portugal. No território que está destinado aos voos de balão de ar quente durante o festival destaca-se a Floresta de Montado, que pode ser encontrada unicamente nos territórios da bacia do Mediterrâneo e está, segundo as Nações Unidas (UN) e a World Wild Fund for Nature (WWF), na base de um dos 35 ecossistemas mundiais mais importantes para a conservação da biodiversidade, equiparando-se à Amazónia, à savana africana ou ao Bornéu. Trata-se de um habitat natural para espécies de plantas e aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Por tudo o que representa, Coruche é um território que inspira confiança, cultura, inovação e desenvolvimento, preservando as características rurais e a enorme paixão pela natureza.

A Windpassenger é a empresa líder em Portugal na prática do balonismo, com 30 anos de experiência a sobrevoar território nacional e internacional. A marca é hoje gerida pela Passageiros do Vento, empresa de transporte de passageiros dedicada a todas as áreas do balonismo. Desde 2004, a Windpassenger já levantou voo com mais de 30 mil pessoas. Se muitos ficaram pela contemplação do espetáculo, outros tantos tiveram a oportunidade de voar dentro do vento, em tranquilidade e harmonia com os elementos que regem a natureza, numa perspetiva totalmente diferente daquela proporcionada por qualquer outro meio aéreo. Os bilhetes dos voos de balão podem ser adquiridos junto da Windpassenger no seu website. Para mais informações, reservas e consulta detalhada de toda a programação deve consultar-se o site oficial do evento. Deixe-se inspirar por Coruche.

Mais informações e contactos:

• Website do evento: www.festivalbalonismocoruche.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.