A Câmara Municipal de Santarém, na sequência do protocolo assinado a 4 de junho, apresentou, no dia 15 junho, as linhas gerais do programa para o Verão In. Str, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A apresentação contou com a presença da vice-presidente, Susana Pita Soares, dos técnicos Nuno Domingos e Paula Fidalgo e de João Cavaleiro Ferreira, representante da Entidade de Turismo do Ribatejo e Alentejo.

A conferência contou também com a presença do executivo municipal bem como dos parceiros, agentes culturais e patrocinadores do projeto nascido da vontade dos Agentes Culturais de Santarém e do Município e que resultou num acordo de parceria entre cerca de 70 agentes culturais do concelho, agências imobiliárias, ginásios, restaurantes, pastelarias, bares, empresas de transportes e o patrocínio de diversas entidades, como o Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Susana Pita Soares deu conta que esta iniciativa vem materializar a política de intervenção cultural desenhada para este mandato, centrada na gestão participativa e numa metodologia de construção conjunta e de parceria. “O que estamos hoje aqui a anunciar só é possível, porque todos demos as mãos para o construir. Acreditamos que só em conjunto, só em parceria é possível desenhar políticas culturais que possam ter eco amanhã e no futuro. Pretendemos criar públicos, criar hábitos culturais”.

Nuno Domingos apresentou as linhas de programação que se desenvolvem em 6 eixos:
In.Agenda
O Centro Histórico de Santarém acolhe mais de uma centena de espetáculos, exposições, folclore, dança, cinema de rua às quartas-feiras durante os meses de julho e agosto, animação para crianças, yoga, concertos variados em 4 palcos – Largo do Seminário (Praça Sá da Bandeira), no Largo Padre Chiquito (Largo Padre Francisco Nunes da Silva), na Praça Velha (Praça Visconde Serra do Pilar) e no Jardim Porta do Sol;
In.Movimento
Três vezes por semana os ginásios da cidade oferecem aulas abertas de promoção da atividade física. A atividade vai ter lugar no Largo do Padre Chiquito (Largo Padre Francisco Nunes da Silva), às 2as, 4as e 6as feiras, a partir das 10h00;
In.Artes
Em locais improváveis, as lojas devolutas do Centro Histórico, especialmente cedidas pelos seus proprietários, contando com a colaboração das imobiliárias que operam no Centro Histórico, os artistas plásticos, gráficos e outros vão “oferecer” a sua arte, disponibilizando a quem aceitar oportunidades de praticar pintura, escultura, etc.
In.Sabores
Descubra as maravilhas gastronómicas que Santarém tem para lhe oferecer durante a iniciativa “Verão In. Str… é um espanto!”
De 1 a 31 de julho tem lugar a campanha gastronómica “Petiscos & Companhia” que conta com colaboração de 13 restaurantes do centro histórico e da cidade de Santarém. De 1 de agosto a 27 de setembro “Tomate, Azeite e Alho” volta à mesa dos Scalabitanos, com a aderência de 12 restaurantes, em parceria com Confraria da Gastronomia do Ribatejo (CGR);
In.”AfterHours”
Durante julho, agosto e setembro “Verão In.Str… é um espanto!” prolonga-se pela noite dentro.
Os bares/discotecas associam-se à iniciativa e vão oferecer uma programação específica e ofertas promocionais para quem possa e queira apreciar os prazeres da noite.
“In.Cidade”, com visitas guiadas ao centro histórico, visita à exposição “Modos, Medos e Mitos” no tempo de Cabral, de 10 de julho a 30 de abril de 2016 na Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil, e de 10 a 18 de julho “Tatuagem não muda caráter” no bar-galeria do Teatro Sá da Bandeira. Os visitantes podem também visitar as exposições e mostras bibliográficas na Sala de Leitura e Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire, bem como o Centro de Interpretação Urbi Scallabis (USCI) no Jardim Porta do Sol, Fundação Passos Canavarro, Museu Diocesano. Na Associação Luso Brasileira vai ter lugar vários workshops de dança e de 15 julho a 11 de setembro, a Associação Aqui há Gato proporciona aos mais novos Yoga, Música, Pintura, Histórias, Dança Criativa, Expressão Plástica, Expressão Dramática.

“Em súmula, um coletivo de cerca de mil de pessoas apresentaram as suas propostas artísticas e culturais, garantindo animação no Centro Histórico de Santarém durante cerca de três meses. A este projeto associaram-se também cinco empresas do ramo imobiliário que operam no Centro Histórico, e que se prontificaram a fazer a ponte com os seus clientes, no sentido de disponibilizar lojas devolutas no Centro Histórico, bem como promover dias abertos para visitas a habitações recuperadas ou para recuperar naquele território. O projeto pretende assim afirmar Santarém como cidade de cultura e para além disso como local de eleição para estar, viver e trabalhar”.

Em relação às acessibilidades a Santarém, Paula Fidalgo anunciou as parcerias entre o Município e a Rodoviária do Tejo/Scalabus e a CP – Comboios de Portugal.

A Rodoviária do Tejo vai dispor de uma oferta de transporte de autocarro urbano aos sábados, domingos e feriados desde a Estação de Comboios de Santarém (Ribeira de Santarém) até ao centro da cidade, durante os meses de julho, agosto e setembro.

A CP – Comboios de Portugal disponibiliza, a quem nos quiser visitar durante o Projeto In. Str, 30% de desconto nos Serviços Intercidades e Regional/Inter-regional, nos dias em que ocorrem eventos do “Verão In. Str… é um espanto!”- 1 de julho a 30 de setembro!

O programa vai ser disponibilizado nos meios de comunicação da autarquia (portal da autarquia, facebook, MEO, portal do associativismo) e no próprio portal e facebook In.Str.

Durante julho, agosto e setembro a autarquia e parceiros propõem o desafio “Encontra-me em Santarém”.

(71)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *