Revista É Ribatejo
Notícias

VI MOSTRA DE DOCES CONVENTUAIS E ARTES DO CLAUSTRO

 

No Museu Diocesano de Santarém a VI MOSTRA DE DOCES CONVENTUAIS E ARTES DO CLAUSTRO nos dias 7, 8 e 9 de Outubro.

Trata-se de um evento que integra a programação cultural do Museu, mas para além do fito de dar a conhecer doces e outros produtos, tem como objetivo pastoral trazer ao contacto direto com as nossas comunidades uma parte da igreja que para muitos é desconhecida, muito pelo seu carácter de recolhimento, as monjas e monges que oram pela igreja no silêncio dos seus cenóbios.

Assim, integram o programa da Mostra iniciativas que visam promover o contacto intergeracional e o diálogo com as comunidades.  Nomeadamente os momentos “Vida e Artes do Claustro”, constituem oportunidades de diálogo, de testemunho sobre o carisma e quotidiano das comunidades monásticas presentes. Temos entre nós monges de Singeverga, Monjas de Belém, Monjas do Carmelo de Bande e Monjas Cistercienses, bem como algumas doceiras e promotores de produtos regionais.

Do programa constam ainda na sexta-feira a “Hora do Doce” que conta com a colaboração dos alunos de Pastelaria da Escola Profissional Vale do Tejo, Grupo de Percussão da Universidade Sénior de Santarém. À noite um momento musical com Tessitori,  “Serenata, a celebração do amor”, programa que inclui obras de Schubert, Albéniz, J.S.Bach e Loureiro. 

Sábado pela manhã numa parceria com a Associação Encadeamentos teremos um Workshop de Iluminura Capitular medieval, para famílias e crianças (necessário inscrição), à tarde um espetáculo de malabarismo no âmbito do Festival para a Infância e Juventude, ao final do dia momento musical dedicado à música antiga com Encadeamentos Musicais. No Domingo visita temática “Viagem no Tempo”, inclui subida à Torre (inscrições prévias) e ao final da tarde o Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira.

Leave A Comment