Via-Sacra ao vivo

Em Ourém, pelo 15º ano consecutivo, António Gonçalves dá corpo a Jesus Cristo, naquela que é uma das recriações mais bem conseguidas a nível nacional.
A partir das 15h00, no Centro Histórico, cerca de 70 figurantes oureenses retratam as 14 estações da via sacra tal como indica o relato bíblico.
Trata-se de uma organização do Município de Ourém, da Paróquia e Junta de Freguesia de N.ª Sr.ª das Misericórdias.

A quadra pascal é vivida intensamente em Ourém. Até 31 de março a colegiada e o velho burgo são palco de um conjunto de cerimónias que culminam com a encenação da paixão e morte de Cristo.
A Semana Santa é assinalada com várias manifestações, desde a Procissão dos Ramos, que decorreu no passado domingo, passando pela cerimónia do Lava Pés e pela Via Sacra, culminando com a Visita Pascal no Domingo de Páscoa, dia em que também é celebrada a missa da ressurreição.

O momento alto das celebrações acontece na sexta-feira santa, com a recriação da Via Sacra, considerada a nível nacional como uma das encenações mais bem conseguidas.

Com a ajuda da comunidade local, dos paroquianos e das autarquias, a Via-Sacra é um dos pontos altos das atividades culturais oureenses. Milhares de pessoas assistem anualmente a esta emotiva cerimónia.

Com orações e cânticos religiosos, as 14 estações da Via-Sacra são recriadas tal como indica o relato bíblico – é julgado e condenado à morte, sofre três quedas, encontra a mãe, conforta as mulheres de Jerusalém e morre crucificado.

Quinta-feira, dia 28 de março
20.30H Celebração da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés.
22.00H Adoração do Senhor
Sexta-feira santa, 29 de março
09.00H Canto de Laudes
15.00H Via-sacra ao vivo e procissão do Senhor Morto, Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Distribuição da Sagrada Comunhão
Sábado Santo, dia 30 de março
09.00H Canto de Laudes
22.00H Celebração da solene Vigília Pascal
Domingo de Páscoa, dia 31de março
11.00H Celebração pascal seguida de procissão do Senhor Ressuscitado, com a presença de todas as confrarias da Paróquia de N. Srª das Misericórdias

via-sacra2012-3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *