VÍTOR NENO CELEBRA 25 ANOS DE CARREIRA COM EXPOSIÇÃO RETROSPETIVA

  • A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita vai acolher as fotografias que testemunham o percurso do fotógrafo ribatejano que, há escassos dias, recebeu o galardão Personalidade do Ano, atribuído pelo Jornal de Cá.
  • A Inauguração da exposição está agendada para as 17h00 de sábado, dia 12 de outubro.

Vítor Neno passou os últimos 25 anos a fixar em imagens a vida dos outros – de políticos a atletas, de atores e atrizes a bandas que integram a história da música nacional, mas também de gente que traz no rosto a dureza do trabalho nos campos ribatejanos, que enverga com orgulho as cores dos trajes de campino, que faz do sorriso um gesto solidário e amigo.

Nas fotografias de Vítor Neno vivem sons de espetáculos intimistas, vivem passos de dança criados por coreógrafos e dançarinos contemporâneos, mas também vive o movimento das saias garridas dos ranchos folclóricos a rodopiar no palco ou dos gestos crus e destemidos dos fandanguistas ribatejanos a dançar ao despique.

O fotógrafo que no dia 12 de outubro junta à comemoração de mais um ano de vida, a inauguração da exposição que assinala um quarto de século dedicado à fotografia, tem no seu portefólio imagens que contam a sua própria vida atrás da lente – as tardes de domingo passadas nos campos de futebol para registar aquele momento mágico em que a bola é mais rápida que o esforço do guarda-redes, as noites emotivas das jovens feitas rainhas na passerelle de Galas que homenageiam as Vindimas, as inúmeras horas a alinhar luzes e flashes em estúdios, para registar as linhas de objetos únicos, ou as centenas de músicas ouvidas junto aos palcos para registar o momento em que a luz e as sombras e o cantor se alinham, como por milagre, e criam a possibilidade da fotografia certa e irrepetível.

As fotografias que o fotógrafo Vítor Neno vai levar à exposição “25 Anos em Retrospetiva”, ainda não são conhecidas, mas é certo que quando, às 17h00 de sábado, dia 12 de outubro, as portas do Salão das Artes da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, no Cartaxo, se abrirem, as paredes não ostentarão imagens – ostentarão a vida do fotógrafo, tanto quanto a vida dos outros e tanto quanto a essência do Ribatejo. No papel estarão 25 anos de vida, 25 anos de arte e de coragem, de esforço e de sonho, de emoção e de conquista. Nas fotografias do Vítor Neno, estará fixado o tempo vivido e o futuro à espera de acontecer.

2 Responses to “VÍTOR NENO COM 25 ANOS DE CARREIRA”

  1. Vitor Neno

    Agradeço a Revista É Ribatejo e ao Alberto Silva a enorme gentileza que estão a ter para comigo nesta altura tão importante para mim. Um grande Abraço e longa vida a Revista e ao seu Director.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *